Análise da eficiência termodinâmica de cidades e potencial de inovação na produção e utilização de biogás no Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.34107Resumen
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise termodinâmica de cenários de algumas cidades do Oeste do Paraná, a fim de avaliar o quão eficiente as cidades são em seu consumo de energia, e em seguida avaliar o potencial de influência da recuperação energética do biogás na eficiência exergética da cidade. Para isso foi utilizado o método de Análise Termodinâmica de Cidades nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Guaíra, Medianeira e Matelândia, também foi aplicado o modelo Scholl-Canyon que estima a quantidade de metano gerado por ano em um dado aterro sanitário, que tem por ideia capturar o biogás e realizar a sua combustão em um motogerador para geração de eletricidade. Em seguida analisou-se o potencial de influência que essa recuperação energética do biogás tem na eficiência exergética final do município. Os resultados se mostraram promissores nos âmbitos ambientais, sociais e econômicos, ultrapassando o potencial de R$12 milhões de reais recuperados no ano 2021 em Cascavel, podendo ter o incremento de até de 2,03% na eficiência da cidade de Foz do Iguaçu, entre outros pontos positivos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Internacional de Investigación y Ciencia de la Resiliencia Ambiental

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.