FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Autores

  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Marechal Candido Rondon https://orcid.org/0000-0003-1140-6260
  • Lorivaldo do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Cascavel https://orcid.org/0000-0001-9741-2076
  • Marisete dos Santos Brandalize Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tiago Amaral Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32366

Resumo

A Educação Ambiental destaca-se como elemento-base na construção de uma sociedade resiliente no enfrentamento das mudanças climáticas. Trata-se de um processo educativo, formal ou não formal, articulado e comprometido com a sustentabilidade e a cooperação de todos. A Educação Ambiental privilegia o diálogo e a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento, fomenta uma visão mais abrangente e integrada dos problemas ambientais e sociais que devem ser enfrentados. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental para analisar o papel da Educação Ambiental devido aos desafios das mudanças climáticas. O foco é no contexto histórico dessa em nível mundial e de Brasil, além de analisá-la nos projetos pedagógicos dos ensinos básico e superior no estado do Paraná. Embora presente nos currículos, percebe-se que não há profundidade e continuidade no processo educacional que acompanhe a urgência e demanda dos problemas ambientais.

Palavras-chave: catástrofes ambientais. currículo. Ecologia. resiliência climática. sustentabilidade.

Biografia do Autor

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Marechal Candido Rondon

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil

Marisete dos Santos Brandalize, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bolsista CAPES, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná –Unioeste. Participante da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática –RIPERC. Colaboradora do Projeto NAPI Emergência Climática. marisetedossantobrandalize@gmail.com

Tiago Amaral, Instituto Federal do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável, Professor no Instituto Federal do Paraná, Assis Chateaubriand, Paraná, Brasil. tiago.amaral@ifpr.edu.br    

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

CARNIATTO, I.; DO NASCIMENTO, L.; BRANDALIZE, M. dos S.; AMARAL, T. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32366. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32366. Acesso em: 22 jul. 2024.