Formação inicial e a educação física escolar: a contribuição do PET/ESEF na mediação deste processo
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27463Palavras-chave:
Educação Física, Formação continuada, UniversidadeResumo
OBJETIVO: Apresentar um resgate das estratégias de aproximação com a rede de educação básica, desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET/ESEF), objetivando sinalizar sua contribuição na formação docente para atuação no campo da Educação Física escolar, destacando a trajetória de atuação profissional dos egressos.
MÉTODOS: A pesquisa qualitativa foi realizada com dois eixos de coleta dos dados. Em um eixo foi realizada busca documental de relatórios, atas e mídias sociais referentes a 30 anos de história do PET/ESEF. Já no segundo eixo, o processo de coleta dos dados, realizado no ano de 2020, envolveu a identificação dos egressos a partir de informações disponibilizadas na Plataforma Lattes e mídias sociais, com foco na sua área de atuação e formação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva visando a constituição das duas categorias de análise: a) Descrição das ações e estratégias voltadas para a docência e; b) Percursos profissionais e de atuação docente.
RESULTADOS: As ações apresentaram diferentes propostas de intervenção e vivências na escola, considerando as possibilidades da cultura corporal e a área da Educação Física. Os egressos tiveram contato com escolares de diferentes faixas etárias, devido às dinâmicas organizadas ao longo das ações, o que pode ter contribuído para seu crescimento profissional. Além disso, no decorrer da análise do percurso profissional dos egressos, identificamos que a grande maioria realizou cursos de pós-graduação, sendo esta entendida também como incentivo do programa.
CONCLUSÃO: O PET/ESEF dentro das diretrizes propostas pelo programa contribui para a formação diferenciada dos membros que o compuseram. Uma parcela importante tem atuação na rede de educação básica, outros, atuam ou atuaram como docentes do ensino superior, e ainda, tem privilegiado o espaço da pós-graduação para seu aprimoramento humano e profissional.
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