Formação inicial e a educação física escolar: a contribuição do PET/ESEF na mediação deste processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27463
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Física, Formação continuada, Universidade

Resumo

OBJETIVO: Apresentar um resgate das estratégias de aproximação com a rede de educação básica, desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET/ESEF), objetivando sinalizar sua contribuição na formação docente para atuação no campo da Educação Física escolar, destacando a trajetória de atuação profissional dos egressos. 
MÉTODOS: A pesquisa qualitativa foi realizada com dois eixos de coleta dos dados. Em um eixo foi realizada busca documental de relatórios, atas e mídias sociais referentes a 30 anos de história do PET/ESEF. Já no segundo eixo, o processo de coleta dos dados, realizado no ano de 2020, envolveu a identificação dos egressos a partir de informações disponibilizadas na Plataforma Lattes e mídias sociais, com foco na sua área de atuação e formação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva visando a constituição das duas categorias de análise: a) Descrição das ações e estratégias voltadas para a docência e; b) Percursos profissionais e de atuação docente. 
RESULTADOS: As ações apresentaram diferentes propostas de intervenção e vivências na escola, considerando as possibilidades da cultura corporal e a área da Educação Física. Os egressos tiveram contato com escolares de diferentes faixas etárias, devido às dinâmicas organizadas ao longo das ações, o que pode ter contribuído para seu crescimento profissional. Além disso, no decorrer da análise do percurso profissional dos egressos, identificamos que a grande maioria realizou cursos de pós-graduação, sendo esta entendida também como incentivo do programa. 
CONCLUSÃO: O PET/ESEF dentro das diretrizes propostas pelo programa contribui para a formação diferenciada dos membros que o compuseram. Uma parcela importante tem atuação na rede de educação básica, outros, atuam ou atuaram como docentes do ensino superior, e ainda, tem privilegiado o espaço da pós-graduação para seu aprimoramento humano e profissional.

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Biografia do Autor

Deborah Kazimoto Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Larissa Frank Hartwig, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Clara Zillig Echenique, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Docente da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel), Departamento de Ginástica e Saúde, Tutora do PET/ESEF.

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federa de Pelotas (ESEF/UFPel)

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

ALVES, D. K.; HARTWIG, L. F.; ECHENIQUE, C. Z.; AFONSO, M. da R.; RIBEIRO, J. A. B. Formação inicial e a educação física escolar: a contribuição do PET/ESEF na mediação deste processo. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 35–42, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27463. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27463. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade

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