O Papel dos Adjuvantes de Óleo Vegetal na Promoção da Sustentabilidade na Agricultura
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32242Resumo
Resumo: A utilização do óleo de soja como adjuvante na solução dessecante destaca-se como uma prática agrícola sustentável devido aos seus inúmeros benefícios ambientais. Além de aumentar a eficácia dos herbicidas, o óleo de soja fornece uma fonte renovável e biodegradável, contrastando positivamente com os adjuvantes sintéticos à base de petróleo, reduzindo assim a poluição e a dependência de recursos não renováveis. A melhor aderência do herbicida às folhas das ervas daninhas permite dosagens químicas mais baixas, reduzindo assim o impacto nos ecossistemas e na saúde humana. Além disso, o fornecimento local de óleo de soja em muitas regiões agrícolas diminui ainda mais as emissões de carbono associadas ao transporte, reforçando as economias regionais. Consequentemente, a sua adopção pelos agricultores não só otimiza a eficácia dos herbicidas, mas também demonstra um compromisso genuíno com a sustentabilidade ecológica e econômica. Desta maneira o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes adjuvantes em aplicação com dessecantes na soja. O experimento foi realizado em duas localidades; no distrito rural de São João, município de Cascavel e no município de Braganey. Foram avaliados o peso das sementes, porcentagem de umidades e de impurezas das sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Os resultados demonstraram que o adjuvante vegetal a base de óleo de soja, atende os requisitos dos demais presente no mercado.
Palavras-Chave: Sustentabilidade. Dessecantes. Glycine max Óleo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.