O desenvolvimento sustentável na agricultura: Tendências e desafios
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32387Resumo
A agricultura desempenha um papel central na economia brasileira, influenciando diretamente o progresso do país. Em direção ao desenvolvimento sustentável, a ONU propôs a Agenda 2030, visando erradicar a fome e promover práticas agrícolas mais sustentáveis. Paralelamente, o Brasil se destaca como um dos maiores consumidores globais de agrotóxicos, apesar da crescente busca por produtos livres dessas substâncias. A preferência por alimentos orgânicos reflete uma mudança no comportamento do consumidor, impulsionada por preocupações como qualidade de vida, saúde e sustentabilidade. Diante da necessidade de transição para modelos agrícolas que reduzam danos ambientais, auxiliem na promoção da saúde e, ainda sim, promovam a alta produtividade e o lucro para o produtor, este artigo busca explorar tendências e desafios associados ao desenvolvimento sustentável na agricultura brasileira. Além disso, destaca a importância de práticas responsáveis para garantir a harmonia entre produção agrícola eficiente e respeito ao meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.