Um teste de variedades de cenoura de verão: produção e qualidade das raízes
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i2.34541Resumo
O presente trabalho consiste numa competição de 12 variedades de cenoura de verão, com 4 repetições. Foram feitas várias análises estatísticas buscando verificar as variedades que apresentaram melhor desempenho quanto à produção de raízes comerciais e não comerciais, bem como a qualidade das mesmas. Neste contexto foi observado que, em relação à incidência de doenças, a saber, Alternária (alternaria dauci) e Cercópora (cercospora carotae), percebemos um destaque para a variedade Nativa (Sakata) como a que manifestou maior resistência à manchas nas folhas devido a esses agentes causais. Quanto à manifestação do ombro verde/roxo, o que vai depender muito da exigência do mercado consumidor, destacamos as variedades AGR125(Agristar), BRAZLANDIA(Hortec), LÌGIA(Hortec) e MARLY(Hortec) que apresentaram menor incidência deste problema. No caso da produtividade, interessa ao produtor da cultura, as raízes comerciais, e neste caso, a análise estatística não nos permite realizar indicativo de qual variedade apresentou um melhor desempenho. Notamos, entretanto, que a diferença significativa foi percebida apenas para as raízes não comerciais, sendo a variedade EX 4098(Topseed) a mais “promissora”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



