Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Área de Ensino da CAPES), mestrado e doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A revista é prioritariamente da área de Ensino e tem por objetivo publicar artigos embasados em pesquisas em Educação em Ciências e/ou Matemática, ou que indiquem implicações para a área.

 

Anúncios

Edição Atual

v. 8 n. 3 (2024): Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática
					Visualizar v. 8 n. 3 (2024): Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática
Publicado: 20-12-2024

Editorial

  • EDITORIAL

    Cláudia Almeida Fioresi
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.34668

Estudos

  • EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE PÓS-VERDADES: FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO

    Rodrigo da Luz, Eliane dos Santos Almeida
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33012
  • “HERE BE DRAGONS!” OS NÃO TÃO MÍSTICOS DRAGÕES DO MUNDO REAL: FLORA E FAUNA COM NOME VERNACULAR REFERENTE AO TERMO “DRAGÃO”

    Phillipe Knippel, Alesson Antonio Silva Soares , José Victor Assunção Reis
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32824

Pesquisa

  • DENSIDADE SEMÂNTICA DO DISCURSO DE UM PROFESSOR AO ABORDAR O TEMA FERTILIZANTES EM AULAS DE QUÍMICA

    Leandro Oliveira, Penha Souza Silva, Matheus Augusto Campelo Felix, Laila Thayanne Gomes de Almeida
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31220
  • EPIGENÉTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: VALIDAÇÃO DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

    Carolina Ramos Souza Farias, Grégory Alves Dionor
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33607
  • TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

    Crissiane Loyse Luiz, Carlos Eduardo Bittencourt Stange
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33399
  • META-ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Rosiane Souza da Silva Rodrigues, Cláudia Landin Negreiros, Márcio Urel Rodrigues, Maria Elizabete Rambo Kochhann
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33133
  • A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

    Amanda Dias Costa, Dioginys Cesar Felix de Lima
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33074
  • O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL A POSSIBILITY FOR DIGITAL INCLUSION

    Letícia Rayla Pereira da Silva, Cristina Vermelho
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32892
  • TRIVIA DOS MATEMÁTICOS: UM JOGO DE CARTAS ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Edemar Benedetti Filho
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32823
  • OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ

    Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Álvaro Lorencini Júnior, Leila Inês Follmann Freire
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32263
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA EM PORTUGUÊS A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE LITERATURE

    Andreza Cipriani, Aline Coêlho dos Santos , Thiago Caique Alves
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32193
  • ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A PRESENÇA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

    Yngridy Silva Chagas, Laerte Silva da Fonseca
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31507
  • DIDÁTICA E INTERCURRICULARIDADE: FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

    Expedito Andrade de Jesus, Laerte Silva Da Fonseca
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31463
  • ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR MEIO DO SCRATCH EM ATIVIDADES REMOTAS

    Mateus Dauã de Morais, Rodrigo Dalla Vecchia
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.30965
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM MÚLTIPLAS RESOLUÇÕES E REPRESENTAÇÕES

    Isabel Vale, Ana Barbosa
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32320

Relato de Experiência

  • ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA

    Luiz Otavio Buffon, Cleiton Kenup Piumbini, Matheus Braga Pereira, Arthur Goncalves Nichio, Dulcinea Williana Oliveira de Souza, Kaio Victor Marroque de Jesus
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957
  • QUÍMICA E REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO

    Lauana de Souza Barbosa, Cleberson Souza da Silva, Diego Arantes Teixeira Pires
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31864
  • CONECTANDO CIÊNCIA E NATUREZA: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM AO AR LIVRE COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR AO ENSINO FORMAL

    Dartel Ferrari de Lima, Kelly Regina Linzmeier de Lima
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31280
Ver Todas as Edições