v. 17 n. 1 (2019): Caderno de Educação Física e Esporte

					Visualizar v. 17 n. 1 (2019): Caderno de Educação Física e Esporte
Revista com o Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional
Publicado: 02.01.2019

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional

  • Atividade física no lazer, capacidade aeróbia percebida e bem-estar subjetivo de acadêmicos de educação física em diferentes fases do curso

    Carlos Eduardo Vieira Meira, Rubian Diego Andrade
    13-21
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p13
  • Prática como componente curricular na formação inicial do bacharel em educação física

    Hani Zehdi Amine Awad, Graciele Stolarski, Jorge Both
    23-33
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p23
  • Autoeficácia dos formandos de bacharelado de educação física em relação ao exercício profissional

    Ana Luiza Barbosa Anversa, Thais da Fonseca Mesquita
    35-44
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p35
  • Saberes que motivam na formação inicial em educação física

    Andiara Vanessa Back, Arestides Pereira da Silva Junior, Alvori Ahlert, Adelar Aparecido Sampaio
    45-52
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p45
  • Realização e desenvolvimento pessoal e profissional em licenciandos de educação física

    Adelar Aparecido Sampaio, Marcio Alessandro Cossio Baez, Claus Dieter Stobaus, Joao Ricardo Gabriel de Oliveira
    53-60
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p53
  • Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado

    Patric Paludett Flores, Yedda Maria da Silva Caraçato, Ana Luiza Barbosa Anversa, Bruna Solera, Luciane Cristina Arantes da Costa, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Vânia de Fátima Matias de Souza
    61-68
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p61
  • Análise da motivação acadêmica de universitários de educação física

    Isabella Caroline Belem, Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto, Marlis Eduarda Mendes Fernandes, Jorge Both
    69-76
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p69
  • Pibid na educação física: formação e intervenção de professores

    Milliane Rachadel, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Juliana Regina Guimarães, Gelcemar Oliveira Farias
    77-85
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p77
  • Ações pedagógicas ligadas à escola na formação inicial de licenciatura em educação física

    Camila Rinaldi Bisconsini, Arestides Pereira da Silva Júnior, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
    87-96
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p87
  • Professores iniciantes de educação física: experiências da formação inicial

    Graciele Stolarski, Arestides Pereira da Silva Junior, Alvori Ahlert, Adelar Aparecido Sampaio
    97-107
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p97
  • As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente: tecendo fios de socialização

    Jéssica Serafim Frasson, Elisandro Schultz Wittizorecki
    109-118
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p109
  • Perfil sociodemográfico e preocupações dos professores de educação física do município de Cianorte – Pr

    Fernanda Herran Fernandes, Anderson Gerim Rowiecki, Suelen Vicente Vieira
    119-128
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p119
  • Limitações e formação docente para abordar a temática circense nas aulas de educação física

    Aureliana de Jesus dias Sousa, Fabiana Ferreira de Moraes, Daniela Matielo e Carvalho Eda, Leopoldo Ortega da Silva
    129-137
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p129
  • Condicionantes que facilitam a prática pedagógica em educação física escolar na rede municipal de São Paulo

    Daniel Teixeira Maldonado, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
    139-147
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p139
  • O olhar de professores universitários do curso de educação física sobre as metodologias de ensino ativas

    Veronica Volski Mattes, Daiane Grando
    149-157
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p149
  • Satisfação no trabalho de professores de educação física da educação básica da Grande Florianópolis (Brasil)

    Ana Carolina Gesser, Raquel Krapp do Nascimento, Juliana Regina Silva Guimarães, Jorge Both, Alexandra Folle
    159-166
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p159
  • Perfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênis

    Caio Corrêa Cortela, Michel Milistetd, Larissa Rafaela Galatti, Jorge Both, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
    167-178
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p167
  • A produção de conhecimento científico sobre a autoeficácia docente: um estudo de revisão no campo da educação física

    Filipy Kuhn, Jessica Dias Cardoso, Matheus da Lapa Costa, Ana Flávia Backes, Vinícius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos
    179-187
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p179
  • Tempo livre, ócio, lazer e recreação nos projetos pedagógicos de quatro cursos de educação física do Brasil, Chile e Uruguai

    Verónica Gabriela Silva Piovani, Franklin Castillo Retamal
    189-197
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p189
  • Formação de professores de educação física: análise da revista Movimento

    Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Giovana Rastelli, Elias Barboza Lacerda, Jessica Cozza, Fernanda Granato de Souza, Fabrício João Milan, Jair Rodrigues Dutra, Gelcemar Oliveira Farias
    199-207
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p199
  • A língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura em educação física: análise das instituições de ensino superior públicas da região sul do Brasil

    Renon Carlos Costa Viatroski, Alysson Rafael Ribeiro de Pontes, Érica Fernanda de Paula, Diego Petyk de Sousa, Alfredo Cesar Antunes
    209-215
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p209
  • O trabalho do professor de educação fisica com o aluno com deficiência no ensino regular

    Sabrina de Souza, Viviane Preichard Duek, Larissa Cerignoni Benites
    217-226
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p217
  • Formação profissional em educação física: história, avanços, limites e desafios

    Marlon Messias Santana Cruz, Nadson Santana Reis, Sebastião Carlos dos Santos Carvalho, Ana Gabriela Alves Medeiros
    227-235
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p227
  • Os enfrentamentos históricos da formação e desenvolvimento profissional em educação física

    Dagmar Cynthia Hunger, Maria Elisete Brigatti, Juliana Martins Pereira, Rebeca Lima Cleto
    237-244
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p237
  • Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares

    Rogério Gonçalves de Freitas, Marcos Renan Freitas de Oliveira, Higson Rodrigues Coelho
    245-253
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p245
  • Formação de professores de educação física para o trabalho junto de alunos com deficiência: contribuições do ensino, pesquisa e extensão

    Ana Laura Fischer Lottermann, Lizete Wasem Walter, Gabriela Simone Harnisch, Douglas Roberto Borella
    255-263
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p255
  • A dança na formação e desenvolvimento profissional em educação física: dimensões ético-estéticas em foco

    Vitor Hugo Marani, Silvia Pavesi Sborquia
    265-271
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p265
  • Interfaces entre pesquisa e extensão: uma proposta de ressignificação da formação em educação física escolar

    Franciele Roos da Silva Ilha, Mariângela da Rosa Afonso, Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Leontine Lima dos Santos, Fabiana Celente Montiel
    273-280
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p273

Artigo Original

  • Efeito do resultado do jogo sobre os estados de humor de uma equipe de voleibol

    Francisco Zacaron Werneck, Renato Melo Ferreira, Marcos Doederlein Polito, Emerson Filipino Coelho, Lamartine Pereira da Costa
    281-288
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p281
  • Alterações no estado de humor e percepção da qualidade de vida em pessoas acometidas por acidente vascular encefálico

    Rubens Venditti Junior, Roberta Panunto da Silva, Ivan Wallan Tertuliano, Gustavo Lima Isler, Vivian de Oliveira
    289-298
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p289
  • Avaliação postural em membros inferiores de escolares por meio da biofotogrametria

    Verônica Ferreira Chagas, Christian Remígio Rodrigues
    299-307
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p299
  • O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar

    Mariane Mendes Luiz Corrêa, Tatiane Cristina Rodrigues Freitas, Siomara Aparecida da Silva
    309-316
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p309
  • O mito contemporâneo da heroína esportiva: da guerra ao pódio

    Rafael da Silva Mattos, Juliana Brandão Pinto de Castro, César Sabino, Wecisley Ribeiro do Espírito Santo, Jéssica Oliveira Florentino, Luciana de Souza Menezes, Leonardo Hernandes de Souza Oliveira, Stephany de Sá Nascimento
    317-324
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p317
  • Aplicação de técnicas de gestão de pessoas em academias de ginástica

    Vinicius Almeida Calesco, Jorge Both
    325-330
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p325

Artigo de Revisão

  • Nado amarrado: uma revisão histórica e sua aplicabilidade

    Otávio Joaquim Baratto de Azevedo, Hélio Roesler, Suzana Matheus Pereira, Caroline Ruschel, Nícolas Erwig Pulz
    331-342
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p331

Relato de Experiência

  • Projeto Piracema - natação para pessoas com deficiência: um relato de experiência

    Sandra Mara Mayer, Laudemiro Volmar da Cunha Trindade, Heloisa Elesbão, Leticia Borfe
    343-348
    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p343