Educação Ambiental e Diálogos das Culturas: Desafios Frente aos Impactos da Pandemia de Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32286

Resumen

O Relatório de Desenvolvimento Humano, revelou que a posição do Brasil em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ficando em 87° posição. Acredita-se que o País sofreu ainda mais com as desigualdades sociais, econômicas e de saúde, devido ao impacto da pandemia de Covid-19. Há necessidade de conscientização e educação ambiental para preservar o meio ambiente e melhorar as condições de vida da população. Além disso, destaca a importância de abordar as desigualdades sociais e econômicas por meio de intervenções e programas de capacitação, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sugere-se, que sejam prioridades governamentais políticas públicas para proteger populações mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.

Palavras-chave: desigualdades, práticas sustentáveis, educação ambiental, meio ambiente e condições de vida.

Biografía del autor/a

Regina Aparecida Messias Guilherme, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Docente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), graduação em Letras Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Especialização em Educação (1989), Especialização em Psicologia da Educação (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Atualmente é Professora efetiva Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto aos cursos de Pedagogia, Letras, Bacharelado em Ciências Econômicas e Bacharelado em Administração. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fundamentos da Educação, Educação Diversidade e Cidadania, Cidadania e Sociedade, Semiótica, Sociologia Crítica e Pós-modernidade. É membro da Comissão Setorial Permanente: Comissão de Resíduos e membro do colegiado de Física, representando o Departamento de Educação da UEPG.

Emmanuel Pereira de Carvalho, UFRRJ

Maestría por el Programa de Posgrado en Prácticas en Desarrollo Sostenible - PPGPDS de la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro - UFRRJ. Arquitecto y urbanista. Especialista en nuevas tecnologías, como el 3D y el mapeo con drones. Tiene experiencia en la elaboración y ejecución de proyectos urbanos y arquitectónicos; aprobación de las autoridades competentes; en el área de Educación Ambiental y Gestión Ambiental, con énfasis en planificación urbana sustentable. Actúa como consultor en prácticas sustentables. Áreas de interés: Políticas públicas de arquitectura y urbanismo; educación ambiental y gestión ambiental; políticas públicas intersectoriales y educación.

Publicado

26-12-2023

Cómo citar

MESSIAS GUILHERME, R. A.; PEREIRA DE CARVALHO, E. Educação Ambiental e Diálogos das Culturas: Desafios Frente aos Impactos da Pandemia de Covid-19. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–5, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32286. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32286. Acesso em: 22 jul. 2024.