Educação Ambiental e Diálogos das Culturas: Desafios Frente aos Impactos da Pandemia de Covid-19

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32286

Résumé

O Relatório de Desenvolvimento Humano, revelou que a posição do Brasil em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ficando em 87° posição. Acredita-se que o País sofreu ainda mais com as desigualdades sociais, econômicas e de saúde, devido ao impacto da pandemia de Covid-19. Há necessidade de conscientização e educação ambiental para preservar o meio ambiente e melhorar as condições de vida da população. Além disso, destaca a importância de abordar as desigualdades sociais e econômicas por meio de intervenções e programas de capacitação, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sugere-se, que sejam prioridades governamentais políticas públicas para proteger populações mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.

Palavras-chave: desigualdades, práticas sustentáveis, educação ambiental, meio ambiente e condições de vida.

Bibliographies de l'auteur-e

Regina Aparecida Messias Guilherme, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Docente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), graduação em Letras Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Especialização em Educação (1989), Especialização em Psicologia da Educação (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Atualmente é Professora efetiva Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto aos cursos de Pedagogia, Letras, Bacharelado em Ciências Econômicas e Bacharelado em Administração. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fundamentos da Educação, Educação Diversidade e Cidadania, Cidadania e Sociedade, Semiótica, Sociologia Crítica e Pós-modernidade. É membro da Comissão Setorial Permanente: Comissão de Resíduos e membro do colegiado de Física, representando o Departamento de Educação da UEPG.

Emmanuel Pereira de Carvalho, UFRRJ

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável - PPGPDS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Arquiteto e Urbanista. Especialista em novas tecnologias, como 3D e mapeamento com drones. Possui experiência na elaboração e execução de projetos urbanísticos e arquitetônicos; na aprovação junto aos órgãos competentes; na área de Educação Ambiental e Gestão Ambiental, com ênfase em planejamento urbano sustentável. Atua como consultor em práticas sustentáveis. Áreas de interesse: Políticas públicas de arquitetura e urbanismo; educação ambiental e gestão ambiental; políticas públicas intersetoriais e educação.

 

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Publié-e

26-12-2023

Comment citer

MESSIAS GUILHERME, R. A.; PEREIRA DE CARVALHO, E. Educação Ambiental e Diálogos das Culturas: Desafios Frente aos Impactos da Pandemia de Covid-19. Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–5, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32286. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32286. Acesso em: 8 juin. 2025.