Educação Ambiental e Diálogos das Culturas: Desafios Frente aos Impactos da Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32286

Resumo

O Relatório de Desenvolvimento Humano, revelou que a posição do Brasil em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ficando em 87° posição. Acredita-se que o País sofreu ainda mais com as desigualdades sociais, econômicas e de saúde, devido ao impacto da pandemia de Covid-19. Há necessidade de conscientização e educação ambiental para preservar o meio ambiente e melhorar as condições de vida da população. Além disso, destaca a importância de abordar as desigualdades sociais e econômicas por meio de intervenções e programas de capacitação, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sugere-se, que sejam prioridades governamentais políticas públicas para proteger populações mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.

Palavras-chave: desigualdades, práticas sustentáveis, educação ambiental, meio ambiente e condições de vida.

Biografia do Autor

Regina Aparecida Messias Guilherme, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Docente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), graduação em Letras Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Especialização em Educação (1989), Especialização em Psicologia da Educação (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Atualmente é Professora efetiva Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto aos cursos de Pedagogia, Letras, Bacharelado em Ciências Econômicas e Bacharelado em Administração. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fundamentos da Educação, Educação Diversidade e Cidadania, Cidadania e Sociedade, Semiótica, Sociologia Crítica e Pós-modernidade. É membro da Comissão Setorial Permanente: Comissão de Resíduos e membro do colegiado de Física, representando o Departamento de Educação da UEPG.

Emmanuel Pereira de Carvalho, UFRRJ

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável - PPGPDS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Arquiteto e Urbanista. Especialista em novas tecnologias, como 3D e mapeamento com drones. Possui experiência na elaboração e execução de projetos urbanísticos e arquitetônicos; na aprovação junto aos órgãos competentes; na área de Educação Ambiental e Gestão Ambiental, com ênfase em planejamento urbano sustentável. Atua como consultor em práticas sustentáveis. Áreas de interesse: Políticas públicas de arquitetura e urbanismo; educação ambiental e gestão ambiental; políticas públicas intersetoriais e educação.

 

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

MESSIAS GUILHERME, R. A.; PEREIRA DE CARVALHO, E. Educação Ambiental e Diálogos das Culturas: Desafios Frente aos Impactos da Pandemia de Covid-19. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–5, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32286. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32286. Acesso em: 3 jul. 2024.