CHAMADA PARA DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Considerando que os sistemas de avaliações da América Latina vêm se constituindo ao longo de 30 anos, o objetivo desse dossiê é de atualizar o debate sobre relação entre avaliação e qualidade da aprendizagem a partir das orientações dos organismo internacionais para países da América Latina. Para tanto, aguardam-se trabalhos que contemplem as seguintes dimensões analíticas: papel dos organismos internacionais e as relações com Estado Avaliador e com as reformas educacionais em curso; análises históricas das orientações dos organismos internacionais, ao longo dos 30 anos, no que se refere a avaliação, qualidade e aprendizagem; discussões conceituais sobre avaliação, qualidade e aprendizagem no contexto das políticas educacionais latino-americanas; análises dos efeitos da politica de avaliação na gestão escolar, na formação de professores, no currículo e no financiamento da educação básica no contexto dos países da América Latina.
Organizadoras e Organizador:
Simone Sandri – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Brasil
Ireni Figueiredo – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Brasil
Gisele Real – Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD - Brasil
Henry Alarcón Diaz – Univerdidad Nacional de Educación – UNE - Peru
Prazo para submissão: 20 de outubro de 2024
Publicação: dezembro de 2024
Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS