Sobre a Revista

Periodicidade: Anual - Fluxo Contínuo
Qualis Periódicos: O novo QUALIS Referência ainda não pode ser acessado na Plataforma Sucupira, e passa por refinamentos dos coordenadores de área, de forma que a CAPES divulgou, ainda de modo preliminar (na avaliação do quadriênio 2017-2020), as novas notas de todos os periódicos nacionais e internacionais utilizados nas publicações de docentes dos programas de mestrado e doutorado do Brasil. Nessa proposição, a revista Temas & Matizes entraria na avaliação desse quadriênio (2021-2024) partindo do índice A3 no novo QUALIS Referência CAPES.
Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data para publicação na Seção Tema Livre. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.
Sistema de Submissão: chamadas para publicação
Os manuscritos encaminhados para Chamadas de Dossiês devem ser submetidos dentro do período estipulado, conforme as chamadas para publicação, abordando as tematizações indicadas no anúncio. Assim que forem recebidos, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no número a ser publicado o respectivo Dossiê. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.
Publicação: Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na página da revista, no formato definitivo - Publicação Contínua (Rolling Pass) -, em que o artigo permanecerá na página da revista, desde a sua publicação, até o fechamento do Volume.
A revista Temas & Matizes declara que é aberta à contribuição de autores externos à entidade editora.
Indexadores:
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Edição Atual

Este Dossiê pretende fomentar a publicação de trabalhos científicos inéditos (artigos, resenhas e relatos analíticos) que tratem de práticas de formação, gestão e atuação, desenvolvidas por docentes na Educação Básica e Superior, por estudantes das licenciaturas e pós-graduandos/as das diferentes áreas do conhecimento, com enfoques socioculturais críticos de diversos processos formativos, embasados em concepções multirreferenciais, pluriculturais e interdisciplinares na contemporaneidade. Afinal, os desafios educacionais na atualidade exigem práticas político-pedagógicas inovadoras, aqui entendidas como aquelas que rompem com os paradigmas da racionalidade técnica, baseados na lógica disciplinar e na transmissão de conteúdos dogmatizados.
Boa leitura!
Equipe editorial