Chamada para o Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências
Chamada para o Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências
O Ensino de Ciências ainda é regado de moldes tradicionais em inúmeros contextos de sala de aula, com poucas abordagens investigativas e aspectos didáticos que levam a passividade do aluno. São vários os obstáculos que se constituem em diferentes níveis e modalidades da escolarização, que vem sendo analisados no campo da pesquisa em busca do desenvolvimento de metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, concebendo e propondo situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens. Assim, tem-se destacado as abordagens e metodologias ativas como alternativas para a mudança no contexto amplo do Ensino de Ciências e dentre elas estão às que privilegiam aspectos investigativos, as quais serão alvo de reflexão desse dossiê.
Desse modo, pretende-se reunir artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo, entre outros aspectos, a:
- formação e a ação de professores de ciências, com um olhar para atividades investigativas;
- participação de docentes em equipes colaborativas, embasados em movimentos de pesquisa que intencionam reflexão crítica e renovação das práticas docentes;
- proposição de atividades pontuais que estimulem o protagonismo e o interesse dos estudantes, assim como as pesquisas que abarcam o estado do conhecimento para tais abordagens.
Organizadores:
Dra. Dulce Maria Strieder - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Dr. Alexandre Shigunov Neto - Instituto Federal de São Paulo
Me. Queli Ghilardi Cancian - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Me. Cassiane Beatrís Pasuck Benassi - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Data limite para submissão de artigos: 30 de setembro de 2023
Publicação do dossiê: dezembro de 2023
Call for Dossier Teacher training and investigative activities in Science Education
Science Teaching is still conducted by traditional patterns in many classroom contexts, with few investigative approaches and didactic aspects that lead to student passivity. There are several obstacles at different levels and modalities of schooling, which have been analyzed in the field of research in search of the development of diversified didactic and pedagogical methodologies and strategies, conceiving and proposing situations and procedures to motivate and engage students in learning. Thus, active approaches and methods have been highlighted as alternatives for change in the broad context of Science Teaching. Among them are those that emphasize investigative aspects, which will be the subject of reflection of this dossier.
This way, we intend to gather paper that present results of research involving, among other aspects:
- formation and action of science teachers, with a look at investigative activities;
- participation of teachers in collaborative teams, based on research movements that aim at critical reflection and renewal of teaching practices;
- proposition specific activities that stimulate the students' protagonism and interest, as well as research that covers the state of knowledge for such approaches.
Organizers:
PhD Dulce Maria Strieder - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
PhD Alexandre Shigunov Neto – Instituto Federal de São Paulo
MSc. Queli Ghilardi Cancian - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
MSc. Cassiane Beatrís Pasuck Benassi - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Deadline: September 30, 2023
Dossier publication: December, 2023
Convocatoria Dossier Formación del profesorado y actividades de investigación en Ciencias de la Educación
La Enseñanza de las Ciencias aún se riega de moldes tradicionales en innumerables contextos de aula, con escasos enfoques investigativos y aspectos didácticos que conducen a la pasividad del estudiante. Son varios los obstáculos que se constituyen en los diferentes niveles y modalidades de escolarización, los cuales han sido analizados en el campo de la investigación en busca del desarrollo de metodologías y estrategias didáctico-pedagógicas diversificadas, concibiendo y proponiendo situaciones y procedimientos para motivar e involucrar a los estudiantes en el proceso de aprendizaje. Así, los enfoques y metodologías activas se han destacado como alternativas de cambio en el amplio contexto de la Enseñanza de las Ciencias y entre ellas se encuentran aquellas que favorecen los aspectos investigativos, que serán objeto de reflexión en este dosier.
De esta forma, se pretende reunir artículos que presenten resultados de investigaciones que involucren, entre otros aspectos, los siguientes:
- formación y acción de los profesores de ciencias, con una mirada hacia las actividades de investigación;
- participación de los profesores en equipos colaborativos, a partir de movimientos de investigación que pretenden reflexionar críticamente y renovar las prácticas docentes;
- Proponer actividades específicas que estimulen el protagonismo y el interés de los estudiantes, así como investigaciones que abarquen el estado del conocimiento para dichos enfoques.
Organizadores:
Dra. Dulce Maria Strieder - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Dr. Alexandre Shigunov Neto - Instituto Federal de São Paulo
Me. Queli Ghilardi Cancian - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Me. Cassiane Beatrís Pasuck Benassi - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Fecha límite para la recepción de trabajos: 30 de septiembre de 2023
Publicación del dosier: diciembre de 2023
Saiba mais sobre Chamada para o Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências