À propos de cette revue

Temas & Matizes  - Qualis A3 (ISSN: 1981-4682) é uma publicação de caráter técnico-científico, editada pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - NUFOPE, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A  revista teve edição semestral até o ano de 2018. A partir do volume 14 iniciou periodização anual, e de 2022 em diante será anual com fluxo contínuo e ou publicações temáticas. O periódico se caracteriza como projeto multidisciplinar, tendo como proposta suscitar o debate constante e permanente dos aspectos teórico-metodológicos relacionados à formação docente, projetos e prática de ensino, bem como acerca das políticas e realidade educacional. A Temas & Matizes busca consolidar-se como um veículo de difusão e debate que expresse o universo de pautas vinculadas às Licenciaturas e à docência, envolvendo a relação Educação Básica e Ensino Superior, além de exprimir reflexões críticas geradas pelo contato e interação com outras instituições.

Periodicidade: Anual - Fluxo Contínuo

Qualis Periódicos: O novo QUALIS Referência ainda não pode ser acessado na Plataforma Sucupira, e passa por refinamentos dos coordenadores de área, de forma que a CAPES divulgou, ainda de modo preliminar (na avaliação do quadriênio 2017-2020), as novas notas de todos os periódicos nacionais e internacionais utilizados nas publicações de docentes dos programas de mestrado e doutorado do Brasil. Nessa proposição, a revista Temas & Matizes entraria na avaliação desse quadriênio (2021-2024) partindo do índice A3 no novo QUALIS Referência CAPES.

 

Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data para publicação na Seção Tema Livre. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Sistema de Submissão: chamadas para publicação
Os manuscritos encaminhados para Chamadas de Dossiês devem ser submetidos dentro do período estipulado, conforme as chamadas para publicação, abordando as tematizações indicadas no anúncio. Assim que forem recebidos, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no número a ser publicado o respectivo Dossiê. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Publicação: Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na página da revista, no formato definitivo - Publicação Contínua (Rolling Pass) -, em que o artigo permanecerá na página da revista, desde a sua publicação, até o fechamento do Volume.

A revista Temas & Matizes declara que é aberta à contribuição de autores externos à entidade editora.

Indexadores:

 

Annonces

CHAMADA PARA DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS

21-05-2024

Considerando que os sistemas de avaliações da América Latina vêm se constituindo ao longo de 30 anos, o objetivo desse dossiê é de atualizar o debate sobre relação entre avaliação e qualidade da aprendizagem a partir das orientações dos organismo internacionais para países da América Latina. Para tanto, aguardam-se trabalhos que contemplem as seguintes dimensões analíticas: papel dos organismos internacionais e as relações com Estado Avaliador e com as reformas educacionais em curso; análises históricas das orientações dos organismos internacionais, ao longo dos 30 anos, no que se refere a avaliação, qualidade e aprendizagem; discussões conceituais sobre avaliação, qualidade e aprendizagem no contexto das políticas educacionais latino-americanas; análises dos efeitos da politica de avaliação na gestão escolar, na formação de professores, no currículo e no financiamento da educação básica no contexto dos países da América Latina.

 

Organizadoras e Organizador:

Simone Sandri – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Brasil

Ireni Figueiredo – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Brasil

Gisele Real – Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD - Brasil

Henry Alarcón Diaz – Univerdidad Nacional de Educación – UNE - Peru

 

Prazo para submissão: 20 de outubro de 2024

Publicação: dezembro de 2024

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Numéro courant

Vol. 18 No. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
					Afficher Vol. 18 No. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

O Dossiê "Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior", organizado por pesquisadores do GRUPEPU e GRUPEE, reúne contribuições de diferentes instituições do Brasil, Argentina e Portugal. Os artigos, tecidos por diversas perspectivas teóricas, abordam a formação inicial e continuada de professores e educadores com ênfase na humanização dos vínculos e na inclusão como compromisso ético e social.

A coletânea nasce de experiências e reflexões compartilhadas no IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, além de acolher trabalhos enviados por chamada pública. Os textos estão organizados em eixos temáticos como: formação docente, educação para a humanização, inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, inclusão de povos do campo e indígenas, e ética e educação emocional. O dossiê convida ao diálogo sensível e crítico sobre os desafios da docência na atualidade, valorizando o aprendizado contínuo, coletivo e comprometido com a transformação social.

Desejamos uma leitura inspiradora!
Equipe Editorial Temas & Matizes

Publié-e: 07-05-2025

Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

Formação de professores e educadores

Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas

Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais

Ética e Educação Emocional

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