Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Archives
Annonces
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 4, N. 7 (2009): Dossiê História, Sociedade e Educação
Vol. 4, N. 7 (2009): Dossiê História, Sociedade e Educação
Publié-e:
09-03-2010
Páginas Iniciais
APRESENTAÇÃO DESTE NÚMERO DA REVISTA
André Paulo Castanha, João Carlos da Silva
p. 7-11
PDF (Português (Brasil))
Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
AS UNIVERSIDADES EUROPÉIAS NO PERÍODO PRÉ-MODERNO (SÉCULO XII-1800)
Peter Johann Mainka
p. 19-32
PDF (Português (Brasil))
EL CAMBIO EN LAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. UNA APROXIMACIÓN A LA REALIDAD LOCAL EN SINALOA
Marcela Rebeca Contreras Loera, Jorge Ernesto Quintero Félix, Aída Alvarado Borrego
p. 33-46
PDF (Português (Brasil))
A PEDAGOGIA HUMANISTA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (1542-1591) NO SÉCULO XVI
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza
p. 47-65
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO COMO CURA PARA A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO NO PENSAMENTO DE COMENIUS
Edson Pereira Lopes
p. 67-81
PDF (Português (Brasil))
CIDADANIA E EDUCAÇAO: APONTAMENTOS EM TORNO DE UMA CATEGORIA BURGUESA
José Claudinei Lombardi
p. 83-96
PDF (Português (Brasil))
INSTRUÇÃO PÚBLICA, SABER ELEMENTAR E CURRÍCULO: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA CONDORCET
Sidney Reinaldo Silva
p. 97-111
PDF (Português (Brasil))
ENSINAR CIÊNCIA OU HUMANIDADES, SEGUNDO AUGUSTO COMTE
Sérgio Tiski
p. 113-131
PDF (Português (Brasil))
A INSTRUÇÃO PUBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ: REFLEXÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DO PERÍODO DE 1854 A 1874
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Henrique Klenk
p. 133-145
PDF (Português (Brasil))
HISTÓRIA POLÍTICA: O ESTUDO HISTORIOGRÁFICO DO PODER, DOS MICROPODERES, DO DISCURSO E DO IMAGINÁRIO POLÍTICO
José D'Assunção Barros
p. 147-162
PDF (Português (Brasil))
ESTADO, IMPRENSA E IDEOLOGIA (1950)
Maria Isabel Moura Nascimento, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
p. 163-177
PDF (Português (Brasil))
FLORESTAN FERNANDES E A VIDA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão
p. 179-190
PDF (Português (Brasil))
PAULO FREIRE E O EXÍLIO NO CHILE: UMA CONTRIBUIÇÃO RECÍPROCA PARA UMA VISÃO DE MUNDO
Marco Antonio Batista Carvalho
p. 191-201
PDF (Português (Brasil))
CORPO, EDUCAÇÃO E HOMINIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO
Carlos Herold Junior
p. 203-221
PDF (Português (Brasil))
O ESTADO-NAÇÃO E SUAS ESTRATÉGIAS ESPECIALIZADAS DE JARDINAGEM: A SAÚDE COMO FOCO DE AÇÃO
Ivan Marcelo Gomes, Alexandre Fernandez Vaz, Selvino José Assmann
p. 223-235
PDF (Português (Brasil))
A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ E SEU CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO
Paulino José Orso
p. 237-245
PDF (Português (Brasil))
A ESCOLA MODERNA, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PEDAGOGIAS
Gilberto Luiz Alves
p. 247-257
PDF (Português (Brasil))
A FUNÇÃO SOCIAL E IDEOLÓGICA REQUERIDA DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO PARANAENSE (1979-2006)
Karina Griggio Hotz
p. 259-272
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA ATUAL MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ
Denise Kloeckner Sbardelotto
p. 273-291
PDF (Português (Brasil))
Fundamentos da Educação
ARISTÓTELES: FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO
José Otacílio da Silva
p. 295-312
PDF (Português (Brasil))
MERCADO, SUJEITO E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO
Sonia Regina Landini
p. 313-327
PDF (Português (Brasil))
Fundamentos Metodológicos
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: QUESTÕES ORGANIZACIONAIS E METODOLÓGICAS
Nájela Tavares Ujiie
p. 331-342
PDF (Português (Brasil))
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DO SUPERVISOR ESCOLAR TENDO COMO PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO A INCORPORAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NAS ESCOLAS
Nadja Valéria dos Santos Ferreira
p. 343-354
PDF (Português (Brasil))
Políticas Educacionais
BASES HISTÓRICO-SOCIAIS DA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Liliana Soares Ferreira
p. 357-371
PDF (Português (Brasil))
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
Paulo Gomes Lima, Solange Cachimiro Ferreira de Biázzio
p. 373-385
PDF (Português (Brasil))
Normas para Publicação
ORIENTAÇÕES AOS INTERESSADOS EM PUBLICAR NA REVISTA
Equipe Editorial
p. 387-390
PDF (Português (Brasil))
Mots-clés
Langue
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires
Les plus lus
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99336
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17297
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15355
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14480
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13749
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13170
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12831
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10378
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9797