Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Archives
Annonces
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 18 No. 45 (2023): Educere 2023 - Fluxo Contínuo
Vol. 18 No. 45 (2023): Educere 2023 - Fluxo Contínuo
Publié-e:
12-04-2023
Artigos e Ensaios
Diferentes formas de pensamentos para a construção de pesquisas na área da Educação
Ana Luiza Moraes Barbosa, Claudionor Renato da Silva
540-556
PDF (Português (Brasil))
BNCC, Currículo e Ensino Religioso
Alessandra Tatiane Galvão Chiaretti, Valéria Fernanda Silveira Ferreira, José Luis Derisso
524-539
PDF (Português (Brasil))
O uso de Tecnologia Assistiva: fator relevante aos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência visual
Arllon Chaves Lima, Vânia Ribas Ulbricht
578-596
PDF (Português (Brasil))
Projeto e Pesquisa em História da Educação: um diálogo assentado na perspectiva estrutural e dialética
Aparecida Favoreto, Maria Sandreana S. S. Lizzi , Cezar Ricardo de Freitas
597-624
PDF (Português (Brasil))
Saúde Mental e o trabalho docente no Ensino Superior: um estudo documental a partir de publicações stricto sensu
Nandra Soares, Elisabeth Rossetto
625-644
PDF (Português (Brasil))
Do arquivo para a sala de aula: possibilidades de práticas docentes na Educação Básica a partir da história da instituição escolar
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Tânia Janaína Borda Landi, Flávio Massami Martins Ruckstadter
645-668
PDF (Português (Brasil))
Educação Financeira: abordagem interdisciplinar dirigida pela transdisciplinaridade
Queila Franciéle Fabris Bosio , Hieda Maria Pagliosa Corona, Edilson Pontarolo
557-577
PDF (Português (Brasil))
Educação, identidade e eugenia em conversações narrativas sobre territorialidade
José Carlos dos Santos, Mirtha Lucia Legal
1-23
PDF (Português (Brasil))
O ensino de ciências da natureza no Ratio Studiorum
Renato da Silva Custódio, Otávio da Silva Custódio
24-46
PDF (Português (Brasil))
Sistema de recomendação de objetos de aprendizagem baseado em estilos cognitivos e na taxonomia de bloom
Emanoel Colli, Sidnei Renato Silveira
47-67
PDF (Português (Brasil))
A relação entre disciplina, instrução (conhecimento) e moral no pensamento pedagógico de Immanuel Kant
Reginaldo Aliçandro Bordin, Isabella Soares Cardoso
68-84
PDF (Português (Brasil))
“Educar para promover o desenvolvimento”: uma análise da edição nº 140 da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul a partir da lei 5692/71
Raissa Lamadril da Silva Silveira, Alessandro Carvalho Bica, Taíse Simioni
85-105
PDF (Português (Brasil))
Conhecimento produzido sobre autoavaliação nos programas de pós-graduação brasileiros
Marcos Paulo Mesquita, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima , Denise Balarine Cavalheiro Leite
106-125
PDF (Português (Brasil))
Formação docente frente aos imperativos de formação por competências da BNCC
Julia Patricia Techio, Odair Neitzel
126-145
PDF (Português (Brasil))
O Programa Residência Pedagógica pela ótica docente na escola-campo
Vanessa Freitag de Araújo, Gizeli Aparecida Ribeiro Alencar, Osana Paula Sirino Rodrigues
146-162
PDF (Português (Brasil))
Crianças indígenas: o brincar ao ar livre e o transtorno de déficit da natureza
Júlia Carolina Silva Borges, Marina Navarro Verde Ubaldo Ribeiro , Simoni da Penha Lopes Marinho , Reginaldo Oliveira Nunes
163-178
PDF (Português (Brasil))
Estágio de docência na pós graduação stricto sensu
Carmen Célia Barradas Correia Bastos, Mayara Fabriny de Barros Silva Ribeiro
179-199
PDF (Português (Brasil))
Educação de Jovens e Adultos (EJA): proposta e realidade pós-pandemia
Susana Schneid Scherer, Aline Aparecida da Silva Cruz , Solange Becher de Araujo, Károla Thayane de Mera dos Santos Pinheiro , Gabriela Padilha, Maria Eduarda Ferreira de Souza , Emanuely Tangriane Szimanski
200-215
PDF (Português (Brasil))
Letramento matemático: compreensões emergentes para a aprendizagem em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Anderson Oramisio Santos, Guilherme Saramago de Oliveira, Camila Rezende Oliveira
216-235
PDF (Português (Brasil))
Formação na graduação em enfermagem: a percepção de acadêmicos acerca das aulas práticas
Rosa Maria Rodrigues, Alessandra Crystian Engles dos Reis, Gicelle Galvan Machineski, Solange de Fátima Reis Conterno
236-256
PDF (Português (Brasil))
Resistência Camponesa: a luta por terra e educação
Francis Mary Guimarães Nogueira , Julio Cesar Braun
257-273
PDF (Português (Brasil))
As emoções e o processo educativo: uma leitura a partir da teoria Histórico-Cultural
Claudia Dallagnol, Ivete Janice de Oliveira Brotto, Ieda Maria Kleinert Casagrande
274-292
PDF (Português (Brasil))
SAÚDE E ESTILO DE VIDA DE DOCENTES CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER NA PANDEMIA DE COVID-19
Saulo Testa, Fernando Pereira Cândido, Suelen Vicente Vieira, Jorge Both
293-315
PDF (Português (Brasil))
NEURODIDÁTICA E METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO: UMA RELAÇÃO EFICAZ
Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile
316-329
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DE LUTA, ORGANIZAÇÃO E CONQUISTA DA ESCOLA ITINERANTE CHICO MENDES-PR
Fabiana Gonçalves de Souza Claudio , Franciele Soares dos Santos, Suely Aparecida Martins
330-349
PDF (Português (Brasil))
A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE VIVIDA: EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO DIANTE DA CULTURA DOS AGROTÓXICOS
Irene Carniatto, Anadir Fochezatto
350-365
PDF (Português (Brasil))
CATHARINA CRESTANI SEGER E A EDUCAÇÃO
Marieli Lawisch, Carina Merkle Lingnau
366-384
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS DO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS – CANOAS/RS
Carina Malonn, Rosangela Fritsch, Darciel Pasinato
385-411
PDF (Português (Brasil))
A formação de professores para inserção de telas digitais nas práticas pedagógicas
estado da arte
Milena dos Santos Siqueira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
412-433
PDF (Português (Brasil))
Acessibilidade curricular e inclusão escolar: uma revisão de literatura
Simone Pereira dos Santos, Helena Venites Sardagna
434-454
PDF (Português (Brasil))
Fatphobia and the polemic “romanticization of obesity” through the eyes of Brazilian high school students
Maria Isabel Nerim, Mayker Lazaro Dantas Miranda
455-464
PDF (Português (Brasil))
O acesso do negro à graduação em medicina como ferramenta antirracista uma revisão bibliográfica
Edimilson Pereira Araujo, Benjamim Barbosa de Azevedo, Francisco das Chagas Martins Costa Filho, Eduardo Gomes Machado
465-481
PDF (Português (Brasil))
Prática docente na escola do campo: entre a arte e o ofício de articular saberes e conhecimentos
Raimunda Alves Melo, Antonia Dalva França-Carvalho
482-503
PDF (Português (Brasil))
Uma proposta para integração entre disciplinas do curso técnico em Eletrotécnica Integrado
Evandro Rocha Francklin, Rodrigo Lício Ortolan
504-523
PDF (Português (Brasil))
Mots-clés
Langue
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires
Les plus lus
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
96240
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
16039
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
13376
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
13335
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13034
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
12503
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10134
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
9990
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
9863
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9517