Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
PPGECEM
Pareceristas ad hoc
Indexadores
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 7 Núm. 3 (2023): Um recorte da produção da Educação Matemática no estado do Paraná no ano de 2022
Vol. 7 Núm. 3 (2023): Um recorte da produção da Educação Matemática no estado do Paraná no ano de 2022
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.v.7.n.3
Publicado:
13-10-2023
Expediente
Sumário
i-iv
Editorial
Editorial
Fábio Alexandre Borges, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Renata Camacho Bezerra; Richael Silva Caetano
v-vii
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.32054
Pesquisa
Aprendizagem Matemática em movimento
reflexões sobre a avaliação formativa por meio de Pareceres Descritivos em uma Escola Itinerante
Jader Gustavo de Campos Santos, Línlya Sachs
254-269
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30996
Características do bom professor na percepção espontânea de licenciandos em Matemática
Reginaldo Aparecido Zara, Shirley Mara Teixeira Wilhelm
270-286
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31012
Desenho universal para aprendizagem e complexidade
uma revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem de Matemática
Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes, José Ricardo Dolenga Coelho, Paula Fernanda Gomulski Muniz, Paula Regina Raksa
287-306
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30992
Educação Matemática e a Pós-Graduação
uma análise dos cursos de Mestrado da Área 46
Marceli Behm Goulart, Maria Tereza Carneiro Soares
307-323
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30773
Educação Matemática e a robótica educacional
os saberes de uma professora que ensina Matemática
Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurelio Kalinke
324-340
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30712
Enfrentamentos no ensino de Matemática no atendimento educacional especializado pós-pandemia
Marcos Lübeck, Alessandra Aparecida dos Reis Silva
341-362
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30977
Equações Diferenciais Ordinárias em cursos de Engenharia
um levantamento bibliográfico
Henrique Rizek Elias, Taís Mara dos Santos
363-381
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31014
Funções excecutivas e aprendizagem de Matemática
uma revisão de literatura
Jader Otavio Dalto, Dyana Grazielli Altomani Braga
382-403
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31001
Modelagem Matemática na Educação Básica
um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil
Geovani Nunes Aguiar, Thiago Bezerra Figueiredo, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
404-420
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025
O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação
Maria Ivete Basniak, Emili Boniecki Carneiro, Enrico Marcelo Miroto
421-435
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30732
Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE
pesquisas publicadas em edições do EPREM
Geralda de Fátima Neri Santana, João Debastiani Neto, Vanessa Cristina Rhea Rhea, Mariana Moran, Polonia Altoé Fusinato
436-454
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30919
Questões do PISA envolvendo função afim
uma análise na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Sandra Maria Tieppo, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marli Schmitt Zanella
455-478
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30984
Uma história da escola itinerante Valmir Motta de Oliveira
Bruno Elias Domingues, Linlya Sachs
479-494
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30845
Uma narrativa sobre uma escola rural da região do Norte pioneiro do estado do Paraná no período de 1947 a 1985
Juliana de Melo, Mirian Maria Andrade Gonçalez
495-512
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31000
Uma situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação do conceito de função na Formação de Professores
Divanete Maria Bitdinger de Oliveira, Flávia Dias de Souza
513-530
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30904
Relato de Experiência
A construção do fractal ilha de Koch no software Scratch
Raine Martins, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira
531-548
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31016
Dominó no sistema monetário brasileiro por meio do desenho universal para aprendizagem
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Juarês Jocoski, Júlia Helena Kuroki, Anderson Roges Teixeira Góes, Neila Tonin Agranionih
549-574
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006
Ensinando a transgredir
estratégias para o ensino de Matemática à luz Bell Hooks
Beatriz Borba Guergolet, Nathalie Aparecida Felicetti Luvison, Elisangela de Campos, Tania Tania Teresinha Bruns Zimer
575-589
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30957
Experiência formativa com Modelagem Matemática na capital parananense da laranja
“Corta aqui, espreme lá!”
Bruna Carla Alves Falleiro, Eliana Mayara Mendes Martelli, Daniela Barbieri Vidotti, Wellington Piveta Oliveira
590-610
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31020
Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
a gincana da integração como ação de intervenção
Emerson Tortola, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan, Barbara Winiarski Diesel Novaes
611-633
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015
Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório
Flavio Lima de Souza, Pamela Emanueli Alves Ferreira
634-657
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017
Uma questão do ENEM como ponto de partida para uma atividade de Modelagem Matemática
Edcléber Carvalho dos Santos, Emerson Tortola, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Nágela Martins
658-676
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31021
Uso do book creator na abordagem de problemas de otimização
Michel Teston Semensato, Luiz Alberto Pilatti, Francini Damiani e Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
677-697
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31018
Palabras clave
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Indexadores
Más leídos
Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física
4556
Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico
2808
Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento
2439
Resenha do livro: Informática e Educação Matemática de autoria de Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado
2398
Análise dos periódicos qualis/CAPES: visão geral da área de ensino em Ciências e Matemática
1889
O ensino de ciências para alunos com deficiência visual: identificando limites e possibilidades por meio de uma revisão sistemática da literatura
1844
Gênero no ensino de Ciências publicações em periódicos no Brasil: o estado do conhecimento
1639
O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação
1564
Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática
1410
Estudo dos múltiplos e divisores por meio de resolução de problemas: um relato de experiência docente
1294