Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 17 No. 42 (2022): Educere et Educare
Vol. 17 No. 42 (2022): Educere et Educare
Published:
01-12-2022
Artigos e Ensaios
PERMANÊNCIA X EVASÃO NA UNIVERSIDADE DE GURUPI
Tânia Maria Lago, Lina Maria Gonçalves
1-21
PDF (Português (Brasil))
DESAFIOS DO “APRENDER” E DO “ENSINAR” NAS ATUAIS REDES INTERATIVAS DO CIBERESPAÇO À LUZ DE PIERRE LÉVY E JÜRGEN HABERMAS
Emmanoel de Almeida Rufino, Edna Gusmão de Góes Brennand
22-42
PDF (Português (Brasil))
IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM RECONFIGURAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO
Ana Paula Domingos Baladeli
43-57
PDF (Português (Brasil))
ATUALIDADE DA OBRA “O GOLPE NA EDUCAÇÃO” DE LUIZ ANTÔNIO CUNHA E MOACYR DE GÓES
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Stenio de Brito Fernandes
58-79
PDF (Português (Brasil))
O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO IFPB
EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS
Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto, Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, Ana Paula Furtado Soares Pontes, Alan Leite Moreira
80-100
PDF (Português (Brasil))
RUÍDOS E SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO
Jackson Gois, Gustavo da Silva Andrade
101-126
PDF (Português (Brasil))
CONHECIMENTOS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Lucélia de Campos, Sandra Maria Wirzbicki, Fernanda Oliveira Lima
127-145
PDF (Português (Brasil))
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA
Maria Cristina dos Santos, Ana Maria da Silva Barbosa, Cíntia Wolfart
146-167
PDF (Português (Brasil))
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O USO DE HQS NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Santos de Jesus Meneses, Marisete Augusta da Cruz, Ronaldo Nunes Linhares
168-189
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DOENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR
Eliane do Carmo Marconato, Carlos Roberto Ferreira
190-205
PDF (Português (Brasil))
CONEXÃO COMCIÊNCIA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Marcos Paulo Lopes Rodrigues, Edilane Ribeiro do Nascimento, Antônio Marcelo de Freitas Soares, Jones Baroni Ferreira De Menezes, Shirliane de Araújo Sousa
206-221
PDF (Português (Brasil))
O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um levantamento de pesquisas de 2008 a 2018
Dayana Pereira dos Anjos, Gabriela Medeiros Nogueira, Maria Mertzani
222-242
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA
Marília Forgearini Nunes
243-258
PDF (Português (Brasil))
MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO (MGME): UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Cristiana Brasilio Leite, Izabella Mendes Sant’Ana, Petula Ramanauskas Santorum e Silva
259-279
PDF (Português (Brasil))
CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Luciana Amaral Garcia, Maély Ferreira Holanda Ramos
280-305
PDF (Português (Brasil))
MIGRAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO OESTE PARANAENSE: A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA RURAL DE DOIS IRMÃOS (1953-1959)
Rodrigo Pinto Andrade, Cézar de Alencar Aranut de Toledo, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
306-326
PDF (Português (Brasil))
SIMULAÇÕES INTERATIVAS E VÍDEOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DO USO DESSAS ESTRATEGIAS PARA O AUXILIO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA
Maria Auxiliadôra Martins, Anderson Márcio de Lima Batista
327-346
PDF (Português (Brasil))
APROXIMAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA FORENSE E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES
Aline Estivalet Reginato, Valéria Oliveira Ferreira, Valderez Marina do Rosário Lima, Marcelo Prado Amaral-Rosa
347-363
PDF (Português (Brasil))
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO CAMPO EDUCACIONAL FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DA LEI 13.415/2017
Mayara Tamilis Machado, Eucleia Gonçalves Santos
364-381
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Thamiris Christine Mendes, Juliani Cristina dos Santos
382-403
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONSIDERAÇÕES NO OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Elisete Gomes Natário, Rosa Cristina Vieira Dias
404-423
PDF (Português (Brasil))
AUTORIDADE DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT
Gilberto Oliari, Elisete Medianeira Tomazetti
424-443
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ENCAMINHAMENTOS A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI
Adriana Aparecida Rodrigues, Adão Aparecido Molina
444-464
PDF (Português (Brasil))
CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM TORNO DE PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT
Débora da Gama Ettrich, José Luís Schifino Ferraro
465-484
PDF (Português (Brasil))
AS CONCEPÇÕES E CONCEITOS DO CURRÍCULO DA CIDADE NO CONTEXTO DA DISPUTA POR HEGEMONIA DA ESCOLA PÚBLICA
Claudia Barcelos de Moura Abreu, Antônio Monteiro
485-502
PDF (Português (Brasil))
Keywords
Language
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Most Read
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99321
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17296
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15296
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14471
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13745
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13170
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12818
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10372
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9792